Pesquisar este blog

Salvos para sempre

Deus prometeu que se crermos no Seu Filho, somos salvos da ira vindoura. Quão trágico é vermos crentes que temem perder sua salvação. Eles não compreendem uma das maiores promessas de Deus: nossa salvação é para sempre.

Somos Nascidos de Deus

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus." (I Jo. 5:1). O novo nascimento é uma obra inteiramente de Deus. Nós estávamos "mortos em ofensas e pecados" (Ef. 2:1). Não havia nada que pudéssemos fazer para ajudar a nós mesmos. Nosso novo nascimento não foi "da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus" (Jo. 1:13). Tudo aconteceu pela vontade de Deus, não pela nossa própria vontade! Foi-nos dado vida pelo poder do Espírito Santo de Deus, e por meio da Palavra de Deus. "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (Jo. 3:6,8). "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (I Ped. 1:23).

Até mesmo a fé para crermos em Deus foi-nos primeiramente dada por Ele. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (veja Ef. 2:8,9). Jamais teríamos a pretensão de reivindicar algum crédito por termos nascido em nossa família natural. Tampouco podemos ter a pretensão de termos tido parte em nosso nascimento na família de Deus. Somos nascidos de Deus!

Temos Vida Eterna

"Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo. 3:15). Vida eterna não é apenas uma vida que não tem fim. É a vida de Deus que não tem começo nem fim. Quando nos tornamos participantes desta vida eterna, somos introduzidos em um parentesco eterno. "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo. 10:28). Se fosse possível perder esta vida eterna, ela deixaria de ser eterna. Nenhum daqueles que estiverem no inferno poderão olhar para traz e dizer: "Um dia eu tive vida eterna!"

Estamos Livres do Inferno

"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." (I Tess. 1:10). Só existe um inferno. Se somos libertos dele, é de uma vez por todas. Uma pessoa que não se encontra livre do inferno, não foi libertada de coisa alguma! Como seria ridículo alguém ser lançado no inferno e dizer: "Um dia eu estive a salvo de vir para este lugar." Este tipo de pensamento é por demais absurdo para perdermos mais tempo com ele.

As Escrituras permitem que todos os crentes tenham a certeza de que estão salvos. Em primeira Coríntios 15:2 lemos: "sois salvos". (No versículo 2, onde diz "se não é que crestes em vão" significa ao menos que aquilo ou aquele em que você creu é falso). O que cremos não é falso. É tudo verdade! Já estamos salvos! "O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará." (II Cor. 1:10).

Fomos Escolhidos

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade." (Ef. 1:4,5). Deus nos escolheu e deu-nos o Seu Filho a fim de nos redimir. Iria Ele voltar atrás na escolha que fez antes mesmo que o mundo existisse? Nunca! Ele nos "abençoou com todas as bênçãos", sendo que antes "nos elegeu" e "nos predestinou". Agora somos "agradáveis no Amado", havendo sido redimidos e perdoados (Ef. 1:3-7). Nada disto pode ser desfeito.

Recebemos a Natureza Divina

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina." (II Ped. 1:4). Esta divina natureza é uma NOVA NATUREZA, a qual não é nada menos do que a natureza do próprio Deus. É a mesma natureza que tem o Senhor Jesus Cristo.

Jesus não podia pecar porque Ele tinha somente esta natureza divina. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; ...e não pode pecar, porque é nascido de Deus." (I Jo. 3:9). Nossa nova e divina natureza não pode pecar. Evidentemente, sabemos que ainda temos uma velha natureza que é inclinada a pecar. Sempre que esta velha natureza age, ela peca! (Jesus nunca possuiu esta velha natureza.) A nova natureza não pode pecar porque é divina. A velha natureza não pode agradar a Deus porque é pecaminosa.

Fomos Selados

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Ef. 1:13). O Espírito Santo selou o crente, garantindo assim a sua viagem rumo ao Céu. O Espírito Santo nunca abandonará o crente.

Somos Guardados

"Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, como nós." (Jo. 17:11). Será que Deus Pai não é CAPAZ de guardar todo aquele que vem a Cristo? O Senhor Jesus os deixou sob os cuidados do Pai para que fossem guardados. Se algum se perdesse, Deus seria culpado de tê-lo perdido. Tal coisa nunca poderá acontecer! Jacó teve que confessar que não tinha sido capaz de guardar adequadamente as ovelhas de Labão (Gên. 31:39). Ele perdeu algumas delas. Mas Deus Pai é infinitamente mais forte do que Jacó. Somos "guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo." (I Ped. 1:5).

Temos Um Advogado

"Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai; Jesus Cristo, o justo." (I Jo. 2:1). O pecado não separa o crente de Cristo. Ele é nosso Advogado e está sempre presente para nos trazer arrependimento do pecado que permitimos que nossa velha natureza trouxesse à nossa vida. Quando nos arrependemos, somos restaurados à alegre comunhão com Ele. Quando permitimos que o pecado entre em nossas vidas, perdemos o gozo da comunhão, mas nunca perdemos nosso parentesco como filhos na família de Deus. Os filhos desobedientes de Deus são tratados como parte da família ao serem disciplinados. "Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?" (Heb. 12:7). Os incrédulos não têm Cristo como seu Advogado. Tampouco têm eles a Deus com Pai.

Somos Membros do Corpo

"Porque somos membros do seu corpo." (Ef. 5:30). Cada crente é membro do corpo de Cristo. Iria o Senhor Jesus perder uma parte do Seu corpo? Poderia o Seu precioso corpo ser desmembrado? "Nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja." (Ef. 5:29). É impossível que um verdadeiro crente perca o seu lugar como parte do corpo de Cristo. Perder nosso lugar no corpo de Cristo seria perder a vida eterna. E sabemos que isto é impossível.

Estamos Em Cristo

"E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus." (Ef. 2:6). Nossa posição diante de Deus é de quem está "em Cristo". Onde está Cristo agora? Ele está no Céu. Por estarmos n'Ele, estamos lá também! Se não fosse assim, o que mais poderiam significar estes versículos? "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque qual ele é, somos nós também neste mundo." (I Jo. 4:17).

Ron Reeves

Postagens populares