Pesquisar este blog

A vitoria de Jose

Gênesis 39

Quando José era jovem, conseguiu uma vitória que mudou toda a sua vida. Ele havia sido vendido como escravo para o Egito, mas o Senhor estava com ele e o fazia prosperar. Quando José foi feito mordomo-mor sobre tudo o que possuia Potifar, capitão da guarda de Faraó, Deus o abençoava e ajudava em tudo o que José fazia. Então José teve que tomar uma decisão que iria mudar sua vida.

A Batalha

A esposa de Potifar pedia a José que este se deitasse com ela, incitando-o a cometer fornicação. Mas José se recusava, dizendo: "Como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?" A esposa de Potifar continuou a tentá-lo, procurando fazê-lo pecar, até o dia em que agarrou a José por suas roupas na tentativa de forçá-lo. Ele, porém, deixou sua roupa, fugindo da casa.

A Estratégia

José fez três coisas distintas para ganhar a batalha contra a tentação de pecar. Primeiro, ele confessou que era responsável a Potifar por seus atos. Se José tivesse pecado, teria desonrado Potifar. Em segundo lugar, José reconheceu que ceder à tentação seria um grande mal e pecado contra Deus. Os princípios de Deus acerca de justiça eram de grande importância para José, e ele não iria querer pecar contra Deus. Finalmente, José fugiu da tentação. Não tentou enfrentá-la, nem lutar contra ela ou vencê-la. Ele fugiu da tentação, e ao fazer isto admitiu que não tinha poder em si mesmo para resistir, e que confiava em Deus para defendê-lo.

A Vitória

A vitória de José sobre o pecado da fornicação não foi fácil de ser conquistada. Ele foi acusado falsamente e encarcerado por um crime que não cometeu. Mas aos olhos de Deus José havia conseguido uma grande vitória. Ele venceu porque não confiou em sua própria força, mas sim na força de Deus.

Assim como José, também temos uma decisão a tomar. O mundo ao nosso redor não está interessado em interromper suas concupiscências. A fornicação é aceita por muitos hoje em dia, mas os princípios de Deus não mudaram. Imoralidade ou fornicação continua a ser um grande mal e pecado contra Deus.

Comprados Por Bom Preço

Nós fomos comprados pelo bendito Filho de Deus, Jesus Cristo. José foi vendido ao Egito, mas nós fomos comprados, libertos da morte e do juízo. O preço que nosso Redentor pagou por nós nunca, jamais, será compreendido ou avaliado. Ele deu Sua vida para que tenhamos a vida eterna. Assim já não pertencemos a nós mesmos, mas fomos comprados com o sangue de Jesus.

Conserve-se Puro

Nosso desejo deve ser o de servir e honrar Àquele que morreu por nós. Ele nos deu o Espírito Santo para habitar em nós (1 Co. 6:19). Sendo assim, como devemos agir? Em Romanos somos instruídos a apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo a Deus (Rm. 12:1). Nossas vidas, o que dizemos, o que fazemos, e até mesmo o que pensamos, deve ser para a honra de Deus. Conservemo-nos puros assim como Ele é puro (1 Tm. 5:22; 1 Jo. 3:3). Nossa vida deve ser de tal forma a sermos santificados, úteis para o Senhor e prontos para toda boa obra (2 Tm. 2:21). Um vaso contaminado não serve para uso do Senhor. Conserve-se puro.

Verdades Bíblicas

Postagens populares