Pesquisar este blog

O Espírito Santo - Norman Anderson

Existem nove referências ao Espírito Santo no evangelho de João -- de João 1 a João 7. Mas não é até chegarmos ao capítulo 14 de João que vemos claramente a Personalidade distinta do Espírito. Confira as passagens abaixo:

A Verdade sobre Sua Pessoa.

Gn 1:2; Is 48:16; Mt 28:19; Jo 14:16, 17, 26; Jo 15:26; Jo 16:7, 8, 13, 14, 15; At 5:3, 9; At 13:2; At 15:28; 1 Co 12:13; 2 Co 13:14.

O Testemunho do Espírito Santo

Jo 15:26; At 5:32; Rm 8:16; Hb 10:15; 1 Jo 5:6-12.

O Espírito como Selo, Penhor e Unção.

Lc 11:13; At 19:2-6; 2 Co 1:21, 22; Ef 1:13, 14; Ef 4:30.

Figuras da Unção

Rei: 1 Samuel 10:1; 16:13.
Profeta: 1 Reis 19:16.
Sacerdote: Êxodo 28:7; 28:21.


  • A POSSESSÃO está conectada com o SELO.
  • O PODER está conectado com a UNÇÃO e também com CONHECIMENTO (1 Jo 2:27).
  • A GARANTIA DA GLÓRIA VINDOURA está conectada com o PENHOR.
  • O LAVAR está relacionado ao NOVO NASCIMENTO.
  • O ESPARGIR DO SANGUE está relacionado à REDENÇÃO.
  • O AZEITE é uma figura particular do ESPÍRITO SANTO.
  • O SELO vem depois de CRER, e NÃO pelo conhecimento ou experiência. Estes últimos são o fruto da obra do Espírito no crente.


A obra do Espírito.


  1. A obra do NOVO NASCIMENTO é distinta do SER HABITADO PELO ESPÍRITO e vem antes deste.
  2. A SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO é para a OBEDIÊNCIA E ASPERSÃO DO SANGUE DE JESUS CRISTO (1 Pe 1:2).
  3. Somente através do Espírito as obras da carne podem ser mortificadas (Cl 3:5).


O SELO DO ESPÍRITO -- Quando ele ocorre?

Insistimos que ele ocorre ao se crer no evangelho da salvação (Ef 1:13). Em Atos temos um exemplo disto (At 19:1-7).

DEVEMOS ORAR AO ESPÍRITO SANTO? NÃO!

Toda a aproximação feita a Deus, seja para oração ou adoração, é PELO Espírito.

Não faria sentido falarmos em orarmos NO Espírito Santo AO Espírito Santo (Ef 6:18; Jd 1:20). As Escrituras falam de adoração PELO Espírito de Deus (Fp 3:3 - Versões Soc. Bíblica Britânica, J. N. Darby e Ave Maria). Elas também falam de orarmos NO Espírito. Portanto as Escrituras NUNCA falam de se adorar ou orar AO Espírito.

DEVERÍAMOS PEDIR O ESPÍRITO SANTO HOJE? NÃO!

A passagem em Lucas 11:13 foi falada pelo Senhor aos Seus discípulos antes de morrer, ressuscitar e ser glorificado. Veja, em relação a isto, João 7:38-39. Talvez, enquanto os 120 estavam reunidos durante os dez dias entre a ascensão do Senhor e a descida do Espírito, muitas orações tivessem brotado de seus corações rogando a Deus pelo Consolador que tinha sido prometido. Mas AGORA ELE JÁ VEIO!

EXISTEM CRENTES SEM O ESPÍRITO SANTO HOJE? SERÁ QUE A PASSAGEM EM ATOS 19 SUGERE QUE NEM TODOS OS CRENTES TÊM O ESPÍRITO?

A resposta a estas duas perguntas é, definitivamente, NÃO! Os discípulos em Atos 19 que Paulo encontrou não eram crentes cristãos. Eles haviam recebido o testemunho de João Batista -- eles só conheciam o batismo de João. Eles estavam no terreno do remanescente fiel de Israel que havia crido no testemunho de João Batista -- eles estavam buscando e estavam prontos para a vinda de Cristo. Mas Cristo já tinha vindo! Paulo lhes instruiu neste bendito fato e os colocou sobre terreno cristão através do batismo -- um novo terreno para eles, e foi então e ali que eles receberam o Espírito Santo. Lembremo-nos de que as Escrituras nos ensinam claramente que "...em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos." (1 Co 12:13). Isso aconteceu no dia de Pentecostes, conforme é detalhado em Atos 2.

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO (Mt 12:31) -- PODEMOS COMETER TAL PECADO HOJE? NÃO!

Este pecado foi cometido pelos judeus ao atribuírem ao príncipe dos demônios, Belzebu, o poder pelo qual Jesus efetuava Seus milagres de exorcizar demônios. Cristo não está hoje no mundo, nem está Ele pessoalmente fazendo essas coisas hoje. Portanto é impossível cometer este pecado contra o Espírito Santo.

Há quem sugira que os judeus tenham cometido tal pecado ao apedrejarem Estêvão em Atos 7. As Escrituras dizem: "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais." (At 7:51). O testemunho de Deus não foi especificamente tirado dos judeus em Atos 7. Paulo disse em Atos 13: "Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios" (At 13:46). Aqui não há qualquer referência a blasfemar contra o Espírito Santo.

Apesar de tal pecado ser impossível de ser praticado hoje, a exortação para nós é "não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Ef 4:30). Também nos é dito "Não extingais o Espírito." (1 Ts 5:19). A primeira destas duas exortações se aplica a nós individualmente, enquanto a segunda coletivamente. Procuremos viver em sujeição ao Espírito e cuidemos em aceitar o ensino na assembleia no que diz respeito à ordem na assembleia, como ensina 1 Co 14:29. Onde o Espírito presidir haverá liberdade para Ele ordenar a reunião de acordo com o ensino divino, resultando em honra ao nosso Deus, e consequentemente edificação, exortação e consolação dos santos reunidos.

Leia atentamente e em oração o quinto capítulo de Gálatas que fala do reconhecimento da habitação individual do Espírito e Sua atividade, e também 1 Coríntios 14 que fala do reconhecimento de Sua habitação na assembleia, e a consequente ordem de uma reunião assim quando os santos estão congregados ao Nome de nosso Senhor. (N. Anderson)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares