Pesquisar este blog

Pureza no divorcio - W. Kelly

Em Mateus 5:31-32, em conexão com a luz do céu sobre as concupiscências do coração, o Senhor acrescenta Sua palavra sobre a permissão de divorcio em Deuteronômio 24. É aqui que a mulher é protegida do coração duro do homem. Só o pecado positivo em violação aos laços do matrimônio pede por divórcio. Os homens abusaram além da medida a licença como se a permissão fosse um preceito; e qualquer aborrecimento já era suficiente. Mas Jeová detesta o abandonar, como o último profeta testifica aos judeus em seus dias de mal.

No capítulo 19 deste evangelho a questão distintamente proposta a Ele pelos fariseus era: “é lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?” E Ele respondeu e disse: “não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez”, e disse “portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?” Assim eles não são mais dois, mas uma só carne. O que Deus uniu não o separe o homem. Eles respondem a Ele: “então porque mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?” Ele lhes respondeu: “Moisés por causa da dureza de vossos corações vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e se casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos; Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido”.

Assim os pensamentos de Deus se tornaram claros. A indulgência à concupiscência é incompatível com a entrada nos reino dos céus. A lei proibiu o adultério; o Senhor condena até o olhar lascivo como adultério já cometido no coração. Ele insistiu assim na mais incansável decisão com tudo o que pudesse dar ocasião a isto. Não era melhor arrancar o olho direito ou cortar fora a mão direita, do que deixar que todo o corpo fosse lançado no inferno? Aqui (como em todos os capítulos do primeiro Evangelho antes do capítulo 12 onde Ele inicia como o semeador), não é a questão de buscar pecadores em graça soberana, mas Ele se deleita nos doze do capítulo 10 “E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis.” (ver. 11). Assim o início do Sermão do Monte (capítulo 5) descreve que características espirituais cabem para o reino, como no final (capítulo 7) declara que ninguém entrará senão aquele que fizer a vontade de Seu Pai que está nos céus. Nem mesmo o profetizar ou os poderes miraculosos, quer fossem expulsar demônios pelo nome do Senhor, poderiam ser um passaporte para os feitores de injustiças. Obediência prática somente à Sua palavra deveria ser o padrão. A rocha aqui é a realidade espiritual. Sua palavra era incomparavelmente mais fulminante que a lei de Moisés.

Há poder de Deus dado excepcionalmente para se estar acima do matrimônio e viver só para Cristo aqui embaixo. Mas, apesar disto, casamento é a ordem de Deus para o homem na terra. E a regra monástica com altas pretensões leva ao horrível subterfúgio, hipocrisia e corrupção contrária até mesmo à natureza além de ser abominável. O pensamento de Deus é claro desde o princípio; só o adultério justifica um divórcio.

Portanto seria sentida a necessidade urgente e absoluta de receber uma nova natureza e uma redenção eterna no Senhor. Nenhuma interpretação das palavras do Senhor aqui ou em qualquer lugar é mais radicalmente falsa que aquela de que Ele põe crentes sob a lei como regra de vida. Ele de fato está condenando incrédulos e hipócritas muito mais rigorosamente do que a lei o fez, e aqueles dizendo dos anciãos que tiraram vantagem da permissão legal como indulgência carnal e injustiça a uma esposa que por um motivo qualquer se tornou menos atrativa para seu marido egoísta. Tais almas eram inadmissíveis para o reino. Só um remanescente santo é aqui contemplado, que odeiam corrupção tanto quanto violência. A presença de Cristo, não da lei dada por Moisés, era o momento propício para definir o caráter e conduta própria para a coisa nova que Ele iria estabelecer. Ele era o padrão do que agradava a Deus e deve marcar aqueles que são Seus. “A lei não fez nada tornou nada perfeito” era a dura lição para os judeus; parece ser igualmente difícil para aqueles que herdaram as tradições da cristandade caída e não menos para Protestantes do que para os Papistas.

Estar contente em não ser nada no mundo, e rejeitado pela sua religião, é impossível à natureza humana; ser lamentadores, como Cristo era, tendo sentimentos pela graça e soberania de Deus onde prevalece a injustiça; ser manso agora, esperando pela gloriosa herança no tempo de Deus, ao invés de clamar por nossos direitos; ter fome e sede (não de conforto ou riqueza, ou de poder ou honra, mas) de justiça, não pode ser sem compartilhar de uma natureza divina. Ainda mais difícil era o ativamente gracioso espírito de misericórdia, pureza de coração e pacificação de acordo com Deus, com a perseguição que tal justiça acarreta, e, especialmente mantendo o nome de Cristo obliterando o nosso.

Nosso Senhor consequentemente aponta do Decálogo (os 10 mandamentos) as duas grandes proibições: homicídio de um lado e adultério do outro. Certamente Ele não veio para anular a lei ou os profetas, porém para cumpri-los. Ele não só foi mais além, mas, declarou que uma justiça que excedesse a dos escribas e fariseus era indispensável para entrar no reino dos céus. Ele estabelece claramente Sua palavra com autoridade divina, contrastando o que expôs muito além das reivindicações da lei. No caso que temos diante de nós, uma vez que perante Deus o olhar lascivo já caracteriza o adultério, aquele que repudia sua esposa, salvo por causa de fornicação, faz com que ela cometa adultério tanto quanto aquele venha a se casar com ela.

Deste modo Ele estabelece uma base moral, não por ser uma nação de caráter miscigenado, mas que cabe para a família e o reino de Deus, o qual julga o mal do coração e não permite qualquer concessão ao coração endurecido. E o que pode ser mais claro que, nesta última ocasião (capítulo 19), Ele voltando ao princípio, muito antes da lei, para a ordem e palavra de Deus em Gênesis 2? Lá também a Sua própria palavra tem autoridade plena e final, pois o Messias era o Deus Jeová de Israel. Qualquer coisa que fosse permitida por Moisés, Ele é Mediador de um melhor concerto, o qual foi firmado em melhores promessas. É Deus falando nEle que é Filho: “Eu vos digo, porém”.

Agora, eu apelo para sua consciência, meu leitor. Pode você enfrentar a luz de Deus, a qual é nosso Senhor, estando nestes pecados de homens de natureza caída? Não está você completamente convencido por cada dito Seu, Ele que é o Juiz dos vivos e dos mortos? E se tal é a verdade, divulgue-a e você mesmo como se coloque como culpado diante de Deus. Não presuma que poderá ficar em pé em seu próprio fundamento. Você está perdido: assuma verdadeira e humildemente e com zelo. O Senhor Jesus não é só Juiz, Ele é real, único e atual Salvador do pecador. Mas você precisa estar na verdade de sua culpa aos olhos de Deus, se Ele for agir para com você na verdade de Sua salvação. Isto é arrependimento diante de Deus; isto é fé para com nosso Senhor Jesus Cristo.

Há, para a fé, o sangue de Jesus que limpa deu tudo, de cada pecado. Há também vida nEle, o Filho, para cada um que crê nEle. Um é tão indispensável quanto o outro. Esta vida é a fonte da nova natureza que produz cada bom fruto e detesta cada má obra, palavra e sentimento; e agora que alguém repousa em Sua obra de redenção, o Espírito Santo é dado como divino poder para fortalecer o novo homem e mortificar o velho. É verdade que depender em Cristo, permanecendo nEle, é necessário por todo o trajeto, e Suas palavras para permanecer em alguém, e oração oportuna e com confiança no amor divino. Mas isto é apenas cristandade prática e somos santificados pelo Espírito, não para independência, que é pecado, mas para obediência, a mesma bendita obediência filial como a de Cristo, nosso bendito Senhor. (William Kelly em “The Bible Treasury” vol. 4, pg. 294).


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares