Pesquisar este blog

Uma palavra sobre noivado - Gordon H. Hayhoe - Final

Finalmente o tempo de espera terminou e o casamento realizou-se. Oh! amados jovens, que o Senhor os guarde em Seu temor durante o tempo do noivado.


Nestes dias quando em todo lugar a moral deste mundo está se despedaçando, e quando até mesmo cristãos parecem esquecer as instruções que Deus dá, na Sua Palavra, sobre decência e vestimenta adequada (1 Timóteo 2:9; Deuterônomio 22:5), há necessidade de especial vigilância para que vocês possam gozar a companhia um do outro de maneira piedosa.

Aquele versículo tão constantemente esquecido em 1 Coríntios 7:1, "bom seria que o homem não tocasse em mulher", é a sabedoria de Deus para todos que têm ouvidos para ouvir. E, assim, lemos que Isaque "tomou Rebeca, e ela foi-lhe por mulher", e ele a amou; e Isaque foi confortado. Ter um lar de amor e bem-estar, sendo "co-herdeiros da graça da vida" (1 Pedro 3:7), é o que certamente deseja cada jovem que ingressa na vida conjugal, e o Senhor deleita-se em conceder isto para aqueles que n’Ele esperam.

Antes finalizar, quero lembrar-lhes deste versículo:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida" (Provérbios 4:23). Vamos tomar cuidado com as nossas afeições, e sempre mantê-las dentro dos canais da preciosa Palavra de Deus. Se existe alguém pretendendo casar-se com um incrédulo, quero alertá-lo novamente que isso é uma direta desobediência à Palavra de Deus, a qual diz: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos" (II Coríntios 6:14).

É evidente que antes de se iniciar qualquer relacionamento afetivo que possa culminar no matrimônio, você deve estar certo de que a outra pessoa é realmente salva. É freqüente encontrarmos conversões de noivado" que não passam na primeira prova. Infelizmente muitos descobrem tarde demais que seu companheiro ou companheira não é um verdadeiro filho de Deus, e somente aqueles que estão unidos assim para toda a vida sabem dizer o quanto é triste.

É surpreendente notar quão frequentemente o Novo Testamento faz referência ao casamento e às relações conjugais. Elas são apresentadas em 1 Coríntios onde temos a ordem da assembléia. Novamente em Efésios, onde o casamento nos é dado tipificando Cristo e Sua Igreja — Sua noiva. Encontramos este assunto novamente em Colossenses, onde o crente é visto como morto e ressurreto com Cristo, e onde Ele é a nossa vida. Também em Timóteo e em Tito onde somos instruídos a respeito daqueles que têm cargo na assembléia local. Finalmente nos é mostrado na primeira epístola de Pedro, onde temos a graça e o governo de Deus.

Não podemos separar nossa vida do lar, de nossa vida na assembléia, e nem podemos escapar do governo de Deus conectado com ela. Um casamento errado irá afetar toda a sua vida, e um feliz casamento irá ajudá-lo em cada ponto da sua vida. Oh! amados jovens, ponderem isso muito bem! Mesmo assim Deus é o Deus de toda graça, maior do que todas as nossas falhas e defeitos, apesar dos quais, Ele tem prometido nunca deixar-nos ou desamparar-nos; não podemos escapar de Seu governo em nossa vida.

Que o Senhor Se compraza em usar estas poucas notas para Sua glória de benção das queridas ovelhas do rebanho de Deus, nesta grande e solene decisão: "Com quem me casarei?". Aqueles que seguem a sabedoria da preciosa Palavra de Deus, em comunhão e dependência d’Ele, não procederão erradamente, mas aqueles que escolhem seguir sua própria sabedoria e seus próprios caminhos, podem somente esperar dores. É o desejo do Senhor abençoá-lo, amado jovem leitor, e Ele deseja que você desfrute de verdadeira felicidade, porque "A benção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores" (Provérbios 10:22).

Gordon H. Hayhoe

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares