Pesquisar este blog

Antigo e Novo Testamentos - W. Kelly

O Antigo e o Novo Testamento são perfeitamente harmoniosos! Não há uma linha ou palavra de um que contradiga o outro, mas eles não são a mesma coisa, e nem dizem as mesmas coisas. Deus toma especial cuidado em deixar clara a diferença; na verdade, Ele escreve cada um em uma língua diferente - um está em hebraico, e tem como base a família de Abraão segundo a carne, enquanto o outro está em grego, língua usada quando Deus estava enviando o evangelho aos gentios no caráter de estrangeiros. Assim, o grego era tão representativo daquilo que dizia respeito aos gentios, quanto o hebreu o era relação a Israel. Porém Deus mostra, em tudo, Seu propósito tanto em uma quanto em outra língua.


A característica que distingue o Antigo Testamento é o governo de Deus, enquanto que a característica que distingue o Novo Testamento é a Sua graça. Governo e graça são coisas totalmente distintas uma da outra. Governo é sempre uma maneira de intervir no homem, enquanto graça é a revelação daquilo que Deus é e do que Ele faz. Conseqüentemente, o governo invariavelmente pressupõe um julgamento, enquanto que a graça é a total exibição de misericórdia e bondade. Tanto o governo quanto a graça encontram seu ponto de encontro em Cristo.

Uma vez que Ele é o Rei, é, conseqüentemente, a cabeça do governo. E como Ele é o Filho de Deus, cheio de graça e verdade, Ele é, conseqüentemente, o canal singular por onde flui toda a bênção que é peculiar ao Novo Testamento. Sua glória, agora que a tremenda obra da redenção está consumada, contribui para todos os privilégios que nos são característicos.

W. Kelly

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares