Pesquisar este blog

Jovens na Epistola de Joao

Em 1 João 2:13 aprendemos que os jovens são caracterizados como tendo vencido o maligno. Na segunda vez em que o apóstolo se dirige aos jovens, ele menciona o segredo de sua força e os alerta acerca do mundo (1 Jo 2:14-15). Amar o mundo e amar o Pai são duas coisas incompatíveis. Todos os elementos que fazem o mundo ser como ele é têm sua origem no próprio mundo, e não no Pai. Por isso o mundo e sua concupiscência passa, enquanto que aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Vamos examinar estes diferentes pontos:

1. Os jovens venceram o maligno. O poder da vida divina está neles, e foram coroados com vitória nos conflitos que tiveram com o inimigo. Isto não quer dizer que terminou todo conflito e que passou o perigo, mas que eles, em meio ao conflito, se deram conta de possuir um poder que é superior ao do inimigo. Se, por um lado, eles têm um inimigo poderoso, por outro, conhecem e possuem um poder maior que o do inimigo, o qual podem usar e pôr o inimigo a correr. Eles são caracterizados pelo notável fato de terem vencido o maligno (1 Jo 2:13). Satanás, que governa as trevas deste mundo e é o grande inimigo do povo de Deus, não pode se manter diante desses jovens. Isto é algo maravilhoso, que pode muito bem nos encher de santa ousadia e coragem quando confrontados com esse incansável e implacável inimigo.

2. A vida divina, direcionada pela Palavra de Deus, é o segredo da força nos jovens. "Sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." (1 Jo 2:14). Em Efésios 6, quando se tratava de uma questão de conflito com os poderes espirituais da maldade, o apóstolo escreveu: "Fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder" (Ef 6:1). É esta a fonte de toda a força para o conflito. Não temos força em nós mesmos, mas nEle somos fortes. Cristo é a vida do crente e esta é dirigida no crente pela Palavra de Deus. Contra ela Satanás não tem poder. Quando Satanás se depara com Cristo no crente, está encontrando Alguém que já o derrotou e destruiu o seu poder. Na morte (que expressa completa fraqueza), Cristo destruiu aquele que tinha o poder da morte, de modo que a fraqueza de Cristo é mais forte do que o poder de Satanás. Satanás usou tudo o que tinha de pior contra Cristo na cruz, mas Cristo ressuscitou de entre os mortos no poder de uma vida que Satanás não poderia tocar. Tendo sido a ressurreição proclamada como completa, a vitória eterna foi dada a Cristo. Satanás bem sabe que não passa de um inimigo derrotado e que, no tempo apropriado, Cristo o lançará no lago de fogo. Portanto, se, no poder de Cristo, nos deparamos com Satanás, este foge imediatamente. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4:7).

Não se trata apenas de Cristo ter pessoalmente conquistado vitória sobre Satanás, mas de ter Ele feito isso para nossa libertação. Ele participou da carne e do sangue, "para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" (Hb 2:14-15). Na morte de Cristo tudo aquilo que Satanás podia usar para aterrorizar a consciência, bem como tudo aquilo que poderia atrair o juízo de Deus, foi removido, e dessa forma o crente está livre da condição de escravidão e temor na qual havia sido precipitado pelo pecado e pelo poder de Satanás.

Mas isso não é tudo. O crente é feito participante da vida divina. Ele possui a mesma vida em que a vitória de Cristo sobre Satanás foi manifestada - vida em ressurreição - vida como a que Cristo concedeu aos Seus discípulos quando soprou sobre eles após Sua ressurreição - vida no Espírito. Cristo foi vivificado pelo Espírito (ou no Espírito) (1 Pd 3:18); o crente vive no Espírito (Gálatas 5:25); e possui o "Espírito de vida em Cristo Jesus", como um poder libertador. (Rm 8:2). Trata-se da vida em Cristo, da qual o Espírito Santo é a fonte e o poder no crente. Satanás não pode tocar essa vida. "O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." (1 Jo 5:18).

É nessa vida divina que está o segredo da força dos jovens. Eles têm a energia de Cristo neles, e a Palavra de Deus habitando neles. Esta dirige a vida divina em conformidade com tudo aquilo que Cristo é como objeto a preencher o coração e governar seus desejos. A Palavra de Deus expressa o que essa vida é em todas as suas muitas características, e se a Palavra permanece em nós, ela molda o coração enchendo-o com Cristo como seu objeto, reproduzindo Sua vida em nós. Paulo podia dizer: "Para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fp 1:21). E se for isto o que Satanás encontra em nós, o que poderá ele fazer? Satanás estará na presença dAquele que já o derrotou, e só lhe resta fugir.

Quão precioso é, portanto, permanecermos nEle, como o apóstolo nos exorta em 1 João 2:28, e termos a Palavra de Deus em nós, como fala o versículo 14, para podermos estar sempre capacitados a vencer o iníquo. O poder de Satanás já foi rompido na cruz, mas ele tem muitos ardis, e é a isso que temos que resistir. "Porque não ignoramos os seus ardis" (2 Co 2:11), disse o apóstolo aos Coríntios, e precisamos vigiar "para que Satanás não alcance vantagem sobre nós" (2 Co 2:11 - Almeida, Versão Atualizada). Nossa segurança está em termos a Palavra de Deus habitando em nós. É isto o que molda o coração em conformidade com Cristo, e dirige os movimentos da vida divina na alma. Ela torna-se também a espada do Espírito para o guerreiro cristão, e o capacita a repelir todo ataque do iníquo. A Palavra de Deus é a "Palavra da Sua graça" (At 20:32), que é poderosa para nos edificar e nos dar herança entre todos os que são santificados, e é também a espada do Espírito. Possamos nós dar valor a ela, tanto por aquilo que nos dá, como por aquilo contra o que ela nos preserva.

A.H.Rule

Christian Truth, November 1982

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares