Pesquisar este blog

Ismael e Maalate

A história de Ismael é um desses raios dourados da graça de Deus ocultos ao leitor casual. Sabemos pouco de Ismael. Ele tinha, talvez, quinze ou dezesseis anos, quando zombou de seu irmão Isaque e por isso ele e sua mãe foram expulsos da casa de seu pai para se transformarem em andarilhos sedentos. Você se lembra do desespero de Agar e de como ela lançou o menino debaixo de um arbusto, e sentou-se defronte dele a uma boa distância e disse: "Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou." (Gn 21:16).

E quanto ao menino? Ele, também, evidentemente, levantou a sua voz, não para chorar, mas para orar. Ele iria se tornar um homem "como um jumento selvagem" (Gn 16:12) e talvez ele já fosse um "menino selvagem", mas não tinha vivido todos aqueles anos com o seu querido e velho pai sem aprender algo do valor da oração. E você deve se lembrar de que seu nome significa "Deus ouve". Lembremo-nos disso e tenhamos em mente que Ismael muito provavelmente estava com ciúmes do menino que iria, em vez de si mesmo, tornar-se "herdeiro de todas as coisas"; não fosse isso ele teria crescido um menino mais que normal. Ao nos lembrarmos dessas coisas, é gratificante e peculiar encontrar Ismael com Isaque enterrando seu pai (Gn 25:9). Certamente podemos ver que Deus estava trabalhando em seu coração.

Ismael e sua mãe podem ter sofrido severamente por conta de sua expulsão daquele rico lar de sua infância, e havia muitas razões para ele se arrepender amargamente de seus pecados passados. Quão peculiar é, portanto, descobrirmos que o nome da filha de Ismael, Maalate (Gn 28:9), significaria, segundo um comentário do Dr. Edersheim, "perdoado"! Aquela menina foi provavelmente criada em circunstâncias muito diferentes das que caracterizavam a infância de seu pai, e tudo por causa de seu pecado. Mas cada vez que ele olhava para ela, ele era novamente lembrado de que tudo tinha sido perdoado. Há muitos nomes bonitos para crianças nas Escrituras do Antigo Testamento, mas creio que nenhum deles supere em beleza o nome da filha de Ismael: "Maalate".

E isso não é tudo. Será que o coração de Ismael às vezes doía por seus filhos terem sido criados em um lar tão diferente do que ele tinha desfrutado quando criança? Por meio da maravilhosa graça de Deus, encontramos em Gênesis 28:9 que essa mesma filha de Ismael, Maalate, como que sendo levada de volta para o próprio lar que seu pai havia perdido por causa de seu pecado. Para mim isso é encantador demais para descrever. Quem poderia medir o valor da palavra "perdoado", além daquele que conhece algo da doçura do perdão após ter passado pela amarga experiência do pecado? Mas quão duplamente doce é o perdão, quando ocorre a restauração de volta ao lugar perdido. Que Ismael e Maalate possam servir de conforto e incentivo ao seu coração, uma vez que já confortaram e incentivaram o meu! Mas ainda não é tudo. Esaú e Maalate tiveram um filhinho a quem chamaram de Reuel. E Reuel significa "amigo de Deus". Lembre-se de que este é o belo nome com que Abraão, bisavô do menino, foi chamado. (Veja Tiago 2:23; Isaías 41: 8; 2 Crônicas 20:7.). Para mim, é muito doce eles terem escolhido esse nome para seu filho.

O perdão que levou Ismael a chamar sua filhinha de "Perdoado" tem sido chamado de "perdão restaurador", pois mostrou que o Grande Pastor havia restaurado a sua alma. O perdão que deu àquela filha o próprio lar Ismael havia perdido por causa do pecado, tem sido chamado de "perdão governamental", mostrando que Deus tinha em suas relações governamentais remido em sua filha a punição que ele sofrera por seu pecado. Há um terceiro perdão, o perdão que vem em primeiro lugar para o crente, o "perdão eterno" de Deus. É bom compreendermos que no relacionamento de Deus com o seu povo o indulto ou perdão deve ser visto nestes três aspectos. E considerando que Ismael também era filho de Abraão (Lucas 19:9), acaso não era de se esperar que tivesse recebido tanto o perdão eterno quanto o perdão restaurador e o governamental? Mas embora pareça que Ismael tenha recebido toda esta graça de Deus, é preciso lembrar que ele era o avô de Amaleque, do qual "jurou o Senhor, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração" (Êx 17:16). Não podemos pecar levianamente contra Deus e Seu povo, sem colhermos frutos muito amargos disso.

"Culpado"
Culpado! Foi este o veredito,
Culpado! Perante Deus, "culpado", me foi dito:
Culpado! Em pensamentos, palavras e atos:
Culpado, e já condenado de fato!

Culpado! Sem poder argumentar,
Culpado! Sem ter como pagar,
Culpado! Totalmente desolado,
Sim, Culpado, e já condenado!

"Perdoado"
Perdoado! Ó gozo! Assim diz a certidão,
Perdoado! Era tudo o que precisava então,
Perdoado! Nas ações, palavras, e pensamentos meus,
Perdoado agora pelo próprio Deus!

Perdoado! Sem poder argumentar,
Perdoado! Sem ter como pagar,
Perdoado! Apesar de todos pecados meus,
Sim, Perdoado pelo próprio Deus!

Traduzido de "To the Parents of My Grandchildren" - G. C. Willis

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares